.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

domingo, 28 de junho de 2009

Um homem de moral reconhece a queda

Certa vez, há uns três anos, falei com Paulo Vanzolini ao telefone. Marquei uma entrevista. A gravação não deu certo. Não saiu a entrevista. A pessoa que o entrevistou perdeu as fitas. Uma fatalidade. Jornalismo tem dessas. Até hoje lembro que ele dizia ao telefone “Não tenho nada pra dizer”. Me enrolou direitinho e ontem, pensei: “Tem tudo pra dizer, esse Vanzolini, tudo.”

Paulo Vanzolini é zoólogo. É também um dos maiores do samba em São Paulo. Em 1951, compôs o samba Ronda. Em 1959, ofereceu seu samba Volta por cima à cantora Inezita Barroso, que não quis gravá-lo. Por influência de seu amigo José Henrique (violonista e dono da boate Zelão), voltou a mostrar o mesmo samba ao cantor Noite Ilustrada, que o lançou em 1963, com grande sucesso. Ainda em 63  tornou-se diretor do Museu de Zoologia. Ficou lá até a década de noventa. Continuou acumulando composições inéditas, muitas, centenas, conhecidas apenas por restrito grupo de boêmios. Era amigo de Adoniran Barbosa.

Daí que ontem assisti o documentário Um Homem de Moral, sobre ele, no cine Bombril na av. Paulista. 40 pessoas na plateia. Ao fim, aplausos. Raridade em cinemas. Um homem de moral é gostoso, engraçado, saudoso, paulista, emocionante.

Uma homenagem a cidade, ao samba, a Vanzolini; um extra-classe de criatividade. As letras, as ideias de cada uma, sempre acompanhando a verdadeira paixão, as matas, a zoologia. Me reapaixonei pela cidade. Orgulhoso do samba. Contente em saber mais sobre o Vanzolini do telefone.



Maria Marta interpreta Cuitelinho, música do Vanzolini, também no filme




João Gilberto interpretanto Ronda, também de Vanzolini


Um comentário:

Anselmo disse...

eu sou mto fã da Praça Clóvis, onde minha carteira foi batida com vinte e cinco cruzeiros e o retrato.

25, eu, francamente achei barato.

Vi o cartaz do filme e pensei: acho que eu assistiria uma entrevista do vanzolini sem edição.

boa dica.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics