.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 23 de março de 2010

Promoção Literária Nota de Rodapé e Carlos Azevedo

Os leitores cadastrados no “Boletim Rodapé” ou os que deixarem nome, cidade e e-mail nos comentários desta postagem concorrem no dia 2 de maio a cinco (5) exemplares autografados do livro Cicatriz de Reportagem - 13 Histórias que fizeram um repórter, de Carlos Azevedo, que mandou aos nossos leitores a seguinte mensagem:
“Escrevi esse livro ao longo de uns dez anos. Publiquei-o depois de estar durante algum tempo fora do jornalismo, fazendo propaganda política. E o publiquei no mesmo momento que voltava, mais uma vez, ao jornalismo, à reportagem, que é meu ofício do coração. Fiz o livro para preservar algumas das minhas reportagens. É que gosto delas, são passagens da minha vida, por isso são cicatrizes que ficaram agarradas em mim. Repito, elas me fizeram, me ajudaram a me construir. Não me conformava com o esquecimento em que elas estavam mergulhadas. Portanto, fiz o livro para mim. Também fiz esse livro como homenagem à filha que a vida me levou, aquela amiga íntima da minha alma, generosa e valente como eu gostaria de ser. Finalmente, fiz o livro para reencontrar-me comigo mesmo, porque eu me encontro comigo sendo jornalista, sendo repórter, apesar dos outros caminhos que também trilhei para satisfazer minha curiosidade por coisas novas. Tudo valeu e vale e valerá.”
Cadastre-se no "Boletim Rodapé" e concorra AQUI.

Sobre o Livro
Depois de 47 anos de carreira, o jornalista Carlos Azevedo não apenas reuniu 13 de suas principais reportagens. Fez mais - escreveu para cada uma delas um texto em que revela os bastidores, os personagens, as histórias e as circunstâncias que envolveram cada matéria. 'Cicatriz de reportagem' reproduz na íntegra as 13 reportagens e seus respectivos making offs. Mostra a aventura do jornalismo, sem esconder ou camuflar o engajamento do repórter. Um jornalismo que tem lado, faz opções, questiona, revela contradições, busca soluções. Levanta ideias, opina, dá voz especialmente aos setores menos ouvidos da sociedade. As matérias publicadas em jornais, revistas e uma delas veiculada na televisão, abrangem o período de 1961 a 1998. Carlos Azevedo fez parte do grupo fundador da histórica revista Realidade, e 'Cicatriz de reportagem' reúne cinco textos da primeira fase da revista. O livro traz ainda reportagens publicadas no jornal O Estado de S. Paulo; nas revistas Quatro Rodas, Quatro Rodas Moto, Doçura, Caros Amigos e Manifesto. E a emblemática matéria censurada do semanário Movimento (feita sob a ditadura militar e na clandestinidade), sobre os 200 anos da Declaração de Independência dos Estados Unidos, em julho de 1976, que teve repercussão internacional, com referência na primeira página do New York Times. O livro relembra fatos como o fracasso de um golpe militar contra Goulart antes de março de 1964; a guerra contra os índios, o ritual de preparação de um guerreiro no Xingu e o resgate de uma tribo; o esforço para encontrar petróleo; a vida pobre e com esperança no Piauí; a luta do movimento black power contra o racismo nos EUA; recupera a lenda de um motociclista pobre; revê os passos de um assassino em defesa da honra; a travessia do Mato Grosso do Sul acompanhando uma boiada; revela que as terras do Pontal do Paranapanema são griladas; e viaja ao longo dos 3.140 km da fronteira dos EUA com o México. O livro de 2007 foi publicado pela Editora Papagaio e tem 408 páginas no formato brochura.

Sobre Carlos Azevedo
Jornalista e propagandista político, entre 1960 e 1968 trabalhou em O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Diário da Noite; nas revistas O Cruzeiro e Quatro Rodas, e foi da equipe fundadora de Realidade, junto com Sérgio de Souza, Roberto Freire e Paulo Patarra. Participou da resistência à ditadura militar e viveu na clandestinidade de 1971 a 1979, época em que dirigiu e colaborou com várias publicações militantes. Em 1984 foi repórter do Globo Rural, da TV Globo. Participou de 12 campanhas eleitorais, entre elas as de Lula à Presidência da República, em 1989 e 1994. Em 2007 lançou o livro Cicatriz de Reportagem, pela Editora Papagaio. Leia o perfil escrito por Ricardo Kotscho para a Revista Brasileiros.

12 comentários:

rafinha disse...

rafael batista de faria
goias - goiania
bastistafaria@gmail.com

Gabriel disse...

Gabriel
Viçosa - MG
gabrielgeo7@yahoo.com.br

Fernando Evangelista disse...

Fernando
fernando_evangelista@hotmail.com
Florianópolis - SC

Bel Humenhuk. disse...

Isabel
Florianópolis - SC
bel.humenhuk@gmail.com

Mamede Filho disse...

Daisy Schio
São José - SC

daisy_schio@hotmail.com

Angélica Elisa disse...

Angélica Elisa

Brasília - DF

angelicaelisa@gmail.com

... disse...

David J.C.

Vitória - PE

jcdavid13@gmail.com

Edwillames Santos disse...

Edwillames Santos

Moreno - PE

hpel_ed@hotmail.com

Rodrigo Passos disse...

Rodrigo Passos

Recife - PE

rodrigopasso@gmail.com

Renato disse...

Renato Freitas

Vitória da Conquista - Bahia

renatofreitas88@hotmail.com

André Bento disse...

André Bento

Dourados - Mato Grosso do Sul

andre_b.bento@hotmail.com

Dauro Veras disse...

Dauro Veras
Florianópolis
dauroveras [at] gmail [dot] com

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics