.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Guerra sem sentido: um lançador de foguetes, na verdade, uma teleobjetiva

É estarrecedor. Me faltam palavras para compreender o sentido desses dois vídeos. Por quê? Civis metralhados no Iraque em 2007 como se fossem personagens de video-game. Deboche dos soldados estadunidenses. "Nice" com a vida dos outros. Crianças e jornalistas entre as vítimas. Qual o sentido desta merda toda? Socorro negado. É a tal Guerra ao Terror isso aí? Que terror? Divulgue-se, é preciso!
Procurei o vídeo com o amigo Caio Amaral na redação após ler no Estadão no pé de página A12 que soldados americanos disparam contra um grupo de homens desarmados em uma rua de Bagdá. "É autêntico confirmou ontem um oficial de alto escalão do Exército dos EUA", diz notícia. "O oficial disse que o vídeo postado pela ONG Wikileaks é de 12 de julho de 2007. Entre os mortos no ataque está o fotógrafo da Reuters Namir Noor-Eldeen, de 22 anos, e o motorista dele, Saeed Chmagh, de 40 anos. O vídeo é uma rara e perturbadora mostra da situação em Bagdá quando a violência atingiu seu auge no Iraque e o número de mortos entre os soldados americanos estava cada vez mais elevado. Nesse incidente em particular, soldados em helicópteros de ataque são chamados para respaldar tropas em terra. De acordo com oficiais americanos, os pilotos chegaram quando um homem levava o que parecia ser um lançador de foguetes, mas que, na verdade, era uma teleobjetiva, segundo investigação militar."

Parte 1



Parte 2



Thiago Domenici, jornalista

2 comentários:

Classe "F" disse...

Essa é a guerra dos Rockfeller, Rothschild, Murdoch, Bush e outros lixos que mandam no mundo com bancos, petróleo, medicamentos, alimentos transgenicos, mídia de massa... Esses são os reais terroristas.

Xandra Stefanel disse...

Estou enjoada... Quanta estupidez.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics