.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Liquidificador da "informação": em SP, feiras ganham 1h a mais para vender pastel

Imagine a turbulência mental ao ler detalhadamente todas as notícias mais “importantes” do dia veiculadas no jornal do dia seguinte. S.A.T.U.R.A.Ç.Ã.O é o que penso sempre que pego o jornal, qualquer deles. “Não quero saber, mas preciso”. Liquidificador da informação é um apanhado. Nada mais. Aqui, somente, apenas, a informação menor. O que batemos o olho. De ontem, não te importa hoje. Respire e vá de um fôlego.

Dia 30 de julho. Bruno (agora de cabeça raspada) é indiciado por homicídio, sequestro e cárcere privado. Ele também responderá por formação de quadrilha e corrupção de menores. Outras oito pessoas, incluindo a mulher e a amante, também serão processadas. Os casais homossexuais poderão declarar companheiros (desde que seja comprovada união estável) no Imposto de Renda 2011 (parecer do Ministério da Fazenda deu esse direito). Da reunião da Unasul, Uribe (da Colômbia) critica (em nota) Lula por ter tratado a crise entre Bogotá e Caracas como um “caso de assunto pessoal”. Ainda sem saber da critica, Lula, em um comício em Porto Alegre nega que irá se licenciar do cargo por conta da campanha de Dilma, que após almoço (em Brasília) conseguiu apoio de Ciro Gomes (aliás, o ex-candidato a presidente irá ser comentarista de um programa de tevê no Ceará).
Ata do Copom justificou a redução do ritmo de alta da taxa Selic, sinalizando ao mercado que o fim do ciclo de aperto monetário está próximo (traduza isso ao povão, por favor). Lucro da Vale dobrou com alta do minério (e olha que já foi estatal e era pra continuar a ser). Irã diz estar disposto a suspender o enriquecimento de urânio a 20% enquanto os árabes dizem apoiar diálogo direto entre governo de Israel e a autoridade Palestina. Rolou um protesto de imigrantes no Arizona e a Alemanhã registrou em julho seu décimo terceiro mês consecutivo de aumento do mercado de trabalho. Bem-feito: uma mulher foi condenada por passar trote em idosos (foram 80 telefonemas ofensivos num único dia. A esperta vai pagar 8 mil reais por danos morais). Trágico e sem sentido: na França, mãe admite ter matado oito filhos. Boa notícia: feiras livres de São Paulo terão mais uma hora para vender pastel (a partir da próxima semana até 13h 30, incluindo as barracas do imbatível caldo de cana). Liquidificador volta na segunda com as notícias “tiro-curto” do final de semana.

Thiago Domenici, jornalista, sempre que puder, fará aqui o liquidificador das informações do dia anterior que você lê no dia seguinte. Em linhas gerais, parte daquilo que é publicado na grande mídia e afins que ninguém consegue ler.

2 comentários:

Jéssica Santos disse...

Ficamos pensando aqui na redação, (eu, a Cida e a Su) sobre essa mãe francesa. O quão donete é uma pessoa que fica 9 meses com uma criança e depois a mata e isso multiplicado por 8x. Não dá pra entender... Quanto a feira apesar da resolução da prefeitura, mesmo a anterior, a feira lá em casa de domingo sempre fica até 14 e tanto, até parece que teria fiscal pra ver isso. E olha que to pertinho da Câmara de vereadores

Thiago Domenici disse...

algum problema grave de ordem psicológica, obviamente, ela deve ter. Valer ler mais a respeito. a feira aqui da vila vai até depois das 14h também. acho que até por isso aumentaram em 1h. era uma necessidade evidente a sede por caldo de cana e um pastel de pizza - o meu preferido.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics