.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Liquidificador destaca: capa raivosa do Jornal do Comércio






Imagine a turbulência mental ao ler detalhadamente todas as notícias mais “importantes” do dia veiculadas no jornal do dia seguinte. S.A.T.U.R.A.Ç.Ã.O é o que penso sempre que pego o jornal, qualquer deles. “Não quero saber, mas preciso”. Liquidificador da informação é um apanhado. Nada mais. Aqui, somente, apenas, a informação menor. O que batemos o olho. De ontem, não te importa hoje. Respire e vá de um fôlego.


Dia 15 de setembro. Ontem tivemos o debate da Gazeta para o governo de SP. Hoje é na RedeTV. CNT/Sensus diz que Dilma vence no primeiro turno (50,5%) ante 26,4% de José Serra que esteve ontem em Belém. “A eleição da Dilma é mais importante do que a do Lula, porque é a eleição do projeto político”. Assim definiu José Dirceu ao O Globo. “Dilma representa o projeto petista”, disse. “Lula é duas vezes maior que PT”, finalizou. Atenção: MEC reprova 85 cursos de mestrado e doutorado no país. O Extra do RJ diz que Tiririca deverá ter mais de 1 milhão de votos em São Paulo. ONU aponta queda de fome no mundo pela primeira vez em 15 anos. Mas ainda há 925 milhões sem comida.
Sabe a Diana da novela das 8, Passione? Pois então, será assassinada. Em Vitória, ES, criança era torturada pelo pai com ferro de passar roupa. Menino, de 9 anos, tem queimaduras na lingua e no corpo. O imbecil e covarde diz que o filho não lhe obedecia. Ontem rolou debate ao governo do GDF, Roriz e Agnelo polarizaram. Lá no Amapá, STJ mantém governador preso e liberta 11. Além de Pedro Paulo Dias, continuarão no xadrez Walter Góes (PDT) e o presidente do TCE, José Julio de Miranda Coelho. Dos 18 que foram presos na sexta-feira passada, o Superior Tribunal de Justiça liberou 12. Ainda no Pará, em alguns municípios, juízes forão um mutirão carcerário para avaliar a situação de 11 mil presos em trinta dias.
Jornal da Tarde diz que a partir de novembro, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) paulista rastreará os passos de presos do regime semiaberto. Ao todo, 4,8 mil detentos deverão utilizar tornozeleiras capazes de indicar o local exato de onde estão. Com o sistema, espera-se reduzir a lotação nos presídios e o número de foragidos. A capa do Jornal do Comércio de São Paulo está raivosa (na imagem). A estação de metrô Tamanduateí deve ser inaugurada no sábado. Rua 25 de março sofreu apagão e ficou a luz de velas.
Guido Mantega, ministro da Fazenda, falou em Brasília da criação de uma lista com nomes e CPFs de “pessoas politicamente expostas” que terão seus dados cadastrais na Receita Federal mais vigiados, (sempre que um funcionário da Receita tentar acessar um dos CPFs dessa lista, seu chefe imediato será automaticamente informado) – a lista inclui nomes de vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, ministros e presidentes de partido, mesmo que não ocupem mais esses cargos, e seus familiares de 1º grau.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou “Pesquisa Rodoviária”, que classificou 14,7% das estradas brasileiras como “ótimas” em 2010. A pesquisa foi feita no período de 3 de maio a 8 de junho em 90.945 km de rodovias federais e estaduais.
Estadão revelou que a corregedoria da Polícia Civil de São Paulo enviou ao Ministério Público Estadual, no dia 3 de setembro, o resultado do inquérito que investigou a denúncia de que a Petrobras teria conseguido ilegalmente acesso ao sigilo das fichas criminais de mais de 400 mil pessoas candidatas a empregos na estatal, entre 2000 e 2009 – em nota, a empresa afirma que o “levantamento de informações sócio-funcionais é prática corrente no meio corporativo e faz parte da sua política empresarial de segurança”.
Também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) soltou relatório “Justiça em Números”, sobre o trabalho dos órgãos do Judiciário em 2009, segundo o qual de cada 100 processos em tramitação no ano passado apenas 29 foram julgados em definitivo – segundo o documento, “embora o Judiciário disponha de 16,1 mil magistrados e 312,5 mil servidores, a taxa de congestionamento global da Justiça brasileira (casos não resolvidos) foi de 71% em 2009, porcentual que tem se mantido desde 2004”. Para fechar, o Senado da França aprovou, por 246 votos a 1, a lei que proíbe as mulheres de usar o niqab ou burca (véus típicos do islamismo) sob pena de multa de 150 euros e obrigação de frequentar um curso de cidadania francesa - os homens que obrigarem mulheres a utilizar esses véus podem ser condenados a multas de 30 mil euros e a penas de até um ano de prisão. Mandaram bem: a decisão pelo Congresso do Peru, por 90 votos a 1, de revogar um decreto expedido pelo presidente peruano Alan Gárcia no início de setembro que concedia anistia a militares e soldados acusados de violação dos direitos humanos no país entre 1980 e 2000 (período marcado por crimes efetuados com motivação política que resultaram na morte de quase 70 mil pessoas) caso nenhuma sentença contra eles fosse determinada em 36 meses.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics