.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vamos refletir juntos?

Que tal se refletíssemos juntos, nesses dias que antecedem as eleições presidenciais de 03 de outubro, sobre fatos e questões do Brasil e do mundo contemporâneo? É sempre um exercício salutar de cidadania e de oxigenação do cérebro na pior das hipóteses. Com tanta informação, acabamos por perder a capacidade crítica sobre questões que influenciam o nosso dia a dia e o nosso pensamento. Será sempre interessante estarmos atentos a elas. Que tal respondermos a essas perguntas:

Vamos pensar com calma
1 - O que pensar quando o atual Prêmio Nobel da Paz, o presidente dos EUA, pede a morte de Osama Bin Laden?

2 - Como equacionar a questão: José Serra acusa Dilma Rousseff de violar o sigilo fiscal de sua filha Verônica, sem apresentar as provas. A Revista Carta Capital mostra a violação do sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros através de uma empresa dessa senhora em sociedade com Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, com provas.

3 - O que pensar de um pastor protestante norte americano que queria queimar o Alcorão?

4 - Estaria a atual imprensa brasileira, a velha mídia como já é chamada, se transformando numa espécie de delegacia policial, acusando cidadãos, sem conceder-lhes o direito de defesa?

5 - E o Poder Judiciário, como tem reagido a isso?

6 - Se o Brasil é um Estado Laico, por qual razão a Igreja tenta interferir com documentos e homilias pregando a votação contra a candidata governamental, alegando que seu Partido defende o aborto? E a pedofilia, qual a visão da Igreja sobre a questão?

7 - Por qual razão a crise econômica, iniciada em 2008 nos EUA, tem corroído a economia daquele país e a economia européia de um modo geral, e países como o Brasil têm se saído com razoável competência dos problemas?

8 - Será que de fato Deus é brasileiro ou ele só é brasileiro quando protege os ricos?

9 - Os senhores da guerra estão soando os seus tambores ou essa questão não interessa? Não temos nada a ver com isso?

10 - O legal é viver o “aqui e agora” e eliminar de vez a solidariedade nas relações humanas, tornando o mundo cada vez mais egoísta e violento?
Uma boa quinzena e um bom voto.

Izaías Almada é escritor, dramaturgo e colunista do NR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics