.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Massacre vitima 13 trabalhadores no Pará

No meio do turbilhão das eleições, poucos veículos repercutiram a notícia mais chocante dos últimos tempos. O massacre que vitimou 13 trabalhadores no assentamento Rio Cururuí, município de Pacajá, PA.
As informações são parcas. Segundo a CPT, entre 17 e 19 de setembro, os trabalhadores foram assassinados num conflito envolvendo madeireiras numa região rica em madeiras nativas.
O assentamento Rio Curuí foi criado em 2005 pelo Incra sobre áreas cobiçadas por madeireiras. O grupo de 70 famílias ligadas à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) teria sido colocado na área, sob orientação do Incra, no ano anterior. Desde então, as famílias têm vivido num “clima de terror e ameaças”, diz a CPT.
Em 2007, pistoleiros ligados a madeireiros chegaram a expulsar dezenas de famílias da área e destruir suas casas e bens. Aquelas que retornaram continuaram recebendo pressões e ameaças. Segundo a CPT, o Incra e até mesmo lideranças da Fetraf estavam pressionando os assentados a saírem da terra. Os assentados denunciaram tais ameaças e o fato de que a reserva legal do assentamento estaria sendo explorada por madeireiros ilegais. As denúncias, repassadas à Ouvidora Agrária Nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, teria desencadeado o conflito que levou ao massacre de setembro.
Numa região bastante isolada, contando apenas com o apoio das CPTs de Anapu e de Tucuruí – ambas a quilômetros de distância – esse massacre é mais um a integrar a longa lista de militantes assassinados nos últimos anos no Brasil. Na maior parte dos casos, os crimes ficam impunes. É mais uma história confusa, em que se misturam disputas por uma certa riqueza com a disputa interna de poder em um movimento, não raro quando as lideranças são cooptadas pelos interesses maiores que entram em choque com o movimento.
Quando fiz a pesquisa para o livro Plantados no Chão - assassinatos políticos no Brasil hoje, publicado em 2007 e disponível para download nesse NR, encontrei casos semelhantes, em que a briga pela garantia de um direito constitucional – no caso, o direito à terra – batia de frente com interesses poderosos, violentos, que não raro levam a assassinatos, chacinas e massacres. Como neste caso, muitas vezes as entidades defensoras de direitos humanos já estavam cientes e haviam feito a denúncia às autoridades sobre a eminência do conflito. Como neste caso, nada aconteceu.
Havia alguns anos, porém, que casos dessa proporção não aconteciam no Brasil. Segundo dados da própria CPT, que faz um levantamento anual sobre as mortes causadas por conflitos no campo, os assassinatos tiveram um pico em 2003, primeiro ano do governo Lula, com 73 mortes. Em 2006 foram 39 assassinatos, em 2008, 28 e no ano passado, 25. Esse novo massacre vai manchar o progresso desse indicador. É mais um sinal de alerta para o novo governante do Pará e do Brasil, seja quem for: apesar de uma certa melhora em termos da atuação da justiça e presença do poder público nas áreas de conflito, o Pará, principal fronteira agrícola da Amazônia, segue sendo, para muitos dos seus habitantes, uma terra sem lei.

Natalia Viana é jornalista, especial para o NR

3 comentários:

Sue Branford disse...

Natalia, Sou jornalista inglesa em Londres. Fiquei muito chocada com a noticia do masacre no assentamento Rio Cururuí. Voce tem mais informacoes? Esta confirmado mesmo? Queremos publicar a informacao em www.lab.org.uk mas queremos mais detalhes, se for possivel.
Abracos
Sue

Sintraf disse...

informo que foram cinco pessoas assassinadas em 15 dias e que o conflito e devido um grupo de pessoas que desde a criação do assentamento tenta fazer a extração dos produtos florestais de forma ilegal e que contrariados com a aprovação de um projeto de maneijo sustentavel que esta beneficiando as 750(setecentas e cinquenta familias ali assentadas investiram contra liderança e assentados resultando nessa chacina informo ainda que ao contrario do que diz a nota da C.P.T existe infras estruturas basicas edificadas como 400 (quatrocentas ) habitações construidas,100(cem) km de estradas vicinais em perfeitas condicoes de trafegabilidade,e creditos apoios pagos e ainda recebem todos os recursos oriundos do projeto de maneijo sustentavel e coletivo que esta em andamento no referido projeto existem tambem invasores dentro da area de reserva muintos deles incentivados por organisações como a propria CPT que em 2007 deu apoio aosinvasores no sentido de fixalos contrariando o modelo desenvolvido pelo orgão responsavel como receberam apoio dessas organisação investiram contra os legitimos assentados financiados por grupos organisados que agem nessa região roubando e assassinando trabalhadores para manter a atividade criminosa maiores informações atraves do email:sintrafregtuc@gmail.com

Anônimo disse...

eu quero deixar aqui o meu depoimento sobre esses massacres no rio cururuí a verdade é que esses pobres assentados estão sendo vitimas de um verdadeiro absurdo! são na verdade a maioria de dos chefes de assentamentos que são responsáveis por esses assassinatos eu digo isso porque sou um dos que escapou desse massacre! eu estava sendo ameaçado já há bastante tempo pelo chefe do referido assentamento conhecido como Raimundo QUE NA VERDADE ESSE SENHOR É UM GRANDE LADRÃO! isso fui ameaçado de morte por não ter concordado com seu jeito de administrar e roubar o povo ele estaria a madeira dos terrenos de todos nós e vendia pras madereiras de maraba e na hora da partilha do dinheiro da madeira que cada assentado tinha fornecido ele aparecia com 30,00 isso mesmo trinta reais para cada um e queria que nós recebecemos o dinheiro quieto! não aceitei e comecei falar ele me amecou me tirar do lote fui em tucurui e falei com o incra eles disseram que o terreno era meu mais foi ai que um amigo meu conhecido como piaui foi e registrou o terreno dele! o senhor raimundo chefe do nosso assentamento ameaçou ele e disse que ele ia pagar ai não passou muitos dias ele foi covardemente assassinado com um tiro nús peitos dentro da própria casa! a própria policia de pacajas tem medo de entra lá nesse assentamento eu tive que fugir pra não morrer covardemente quero deixar claro aqui que o responsável pela maioria dessas mortes nesse assentamento é o senhor Raimundo ele é ganancioso assassino frio ele costuma até agredir as pessoas assentadas toma as cassas e os terrenos se as pessoas não se sujeitarem a ele! ele matou o piaui ou melhor ele mandou seus pistoleiros1 ele dis que dinheiro ele tem pra isso a hora que for preciso eu espero que alguém leia essa denuncia e não deixe que esse criminoso fique impune eu tenho muito mais coisas a declarar se for preciso sobre isso eu vivi e sobrevive lá no assentamento pa rio cururuí! a impunidade parasse que mora lá deixei tudo meu lá! minha casa todo meu trabalho tive que fujir com minha vida pelo menos! essa é a verdade ea realidade do pará! a prova disso é missionária doralt!

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics