.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Retrato do Brasil de janeiro + Promoção de exemplares

A revista mensal Retrato do Brasil traz, neste mês de janeiro, reportagens sobre segurança pública, ciência, política nacional e internacional, condições de vida, economia e cultura. O Ponto de Vista trata dos recentes acontecimentos na segurança pública do Rio de Janeiro. O artigo, seguido de uma reportagem in loco durante a ocupação no Morro do Alemão – onde todos os moradores se tornaram suspeitos – pergunta: como deve ser avaliada a operação realizada na capital fluminense e a quem interessa a ênfase militarista desencadeada a partir dela?
A capa da edição de Janeiro, ed. 43
Rafael Hernandes, repórter de economia, escreve sobre um tema espinhoso e pouco claro para a maioria de nós: o câmbio. Sabe-se que ele é um problema para a indústria instalada no País, com isso todos concordam. Mas há quem veja algo muito mais grave em curso: uma desindustrialização. Em outro texto, Enigma de Mulher, ilustrado por Caco Bressane, os pesquisadores querem saber porque as mulheres são cada vez mais apontadas como “chefes” de suas famílias.
Em Cidade Tiradentes, São Paulo, mutirões são alternativas aos projetos de habitação tradicionais, que não levam na devida conta o morador. De internacional, dois textos. O primeiro trata da briga de vizinho entre Costa Rica e Nicarágua. E o segundo, fala da sublevação na Ásia, região em que Japão e Coreia do Sul apoiam os EUA no cerco militar que tenta conter a ascensão chinesa.
Em Ciência, para além da ficção, nada impede a existência de mundos paralelos do tipo mostrado no seriado Fringe. Neste universo, por exemplo, você está lendo este texto. Em outro, pode nem estar vivo. Leandro Saraiva, editor de cultura, faz uma entrevista exclusiva com o sociólogo e escritor Luiz Eduardo Soares que fala sobre literatura, política e segurança pública. Finalizando a edição, o ótimo texto de Tárik de Souza sobre Itamar Assumpção: rememorado em Caixa Preta, que traz sua discografia completa e mais dois CDs inéditos.

Promoção Retrato do Brasil e Nota de Rodapé
Via Twitter, iremos sortear 10 exemplares da revista de janeiro. Basta retuitar:

#Promoção. Siga @notaderodape dê RT e concorra a exemplares da revista Retrato do Brasil de janeiro:http://kingo.to/q2b

O sorteio será dia 16 de janeiro, um domingo.
Boa sorte e boa leitura!

3 comentários:

Eric disse...

participando.
@ericolive

PT - Lagoa Dourada disse...

Participando!
@aloisiofcs

ana.paulasilveira disse...

Participando!
@anapaulasilver

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics