.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Don Quixote de La Mancha é lido por milhares no youtube

Era uma vez um homem que, de tanto ler livros de cavalaria, perdeu o juízo e saiu, montado em um cavalo magro e acompanhando de um fiel escudeiro, a combater injustiças.
Escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes em 1605, a fantástica história de Don Quixote de La Mancha chegou ao mundo virtual.
A Real Academia Espanhola e o You Tube desafiaram internautas de todo o mundo a participarem da primeira leitura global do mais importante livro escrito em espanhol e considerado a primeira novela moderna do mundo.
A obra foi dividida em 2.149 partes. Os usuários tinham que ler (ou interpretar) um trecho do livro e disponibilizar, no You Tube, o vídeo da leitura.
Seis meses depois, e com a participação de mais 4.300 pessoas, de 104 países, o projeto está finalmente pronto. São cerca de 70 horas do vídeo que traz leitores comuns como protagonistas. Pessoas de todas as idades, sotaques e vestimentas (há até os fantasiados de Sancho Panza e Don Quixote) nos lugares mais distintos (em bibliotecas, quartos, colégios ou com moinhos de vento ao fundo) abraçaram a ideia e criaram um lindo mosaico. O resultado final é saboroso.
Confira no http://www.youtube.com/elquijote

Louvável iniciativa que permite que o engenhoso cavaleiro Don Quixote utilize novas plataformas para continuar sua caminhada e seguir encantando seus leitores.
Que sirva de lição a nossa Academia Brasileira de Letras, que, pelo que consegui descobrir, ultimamente só tem feito reuniões para tomar chá e condecorar Ronaldinho Gaúcho por sua imensa contribuição para a literatura do país.

Ricardo Viel, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics