.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O melhor pagamento do mundo: 140 abraços diários

Fiz uma visita ao amigo e escritor Ferréz, no Capão Redondo, em 2010. Trabalhamos juntos por alguns anos na revista Caros Amigos. Recentemente, nos reencontramos no lançamento de seu novo livro, o romance Deus foi almoçar.

Além de escritor, Ferréz é um empreendedor da periferia. Na ocasião da visita em 2010 tive a chance de conhecer por um dia o projeto da ONG Interferência, no Jardim Comercial, hoje tão fundamental para o local que chega a ser uma falha não divulgá-lo aos navegantes do NR.
 
O vídeo institucional no fim do texto mostra um pouco dos sonhos que já foram realizados ali: um espaço de leitura (e não só, também tem capoeira e atividades lúdicas) para crianças de um pedaço de SP em que o poder público virou as costas.

Conheço Ferréz e acredito na sua capacidade para fazer coisas relevantes. Não há intenções políticas ou qualquer interesse a não ser, como ele diz, "devolver ao bairro um pouco do que ele me deu e também não deu."
"Tem sido a coisa mais importante que já fiz, contando com verdadeiros amigos, que se importam de verdade com trabalho social, pois muitos gritam, falam em shows e palestras, mas na hora da ação... hum aí vira só discurso mesmo."
Interferência, acreditem, é mais uma dessas raridades de pessoas raras. Esse projeto precisa crescer, avançar e interferir positivamente naquela comunidade de jovens e adultos. O pedido de contribuições não sai escancarando a conta para depositar dinheiro. Ao contrário, pede doações não monetárias que possam ajudar, por exemplo, a criar um espaço de marcenaria.

O vídeo feito por Ricardo Sêco, "com muito carinho", como escreveu Ferréz,  é o convite para que se conheça o trabalho. O "pagamento", vejam só, são 140 abraços de pequeninas e pequeninos ávidos por cultura e conhecimento.

Thiago Domenici, jornalista

3 comentários:

Fernanda Pompeu disse...

Muito bom!

Claudia disse...

gente que faz diferença... lindo, thiago! bjn

Fernando Evangelista disse...

Ótimo texto, belíssima história. Vou divulgar.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics