.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Izaías Almada #3

Liberdade de expressão

Pascual Serrano é um jornalista espanhol de última geração. Sério, investigativo, polêmico, escreve num cenário onde circula EL PAÍS, considerado um dos grandes jornais do mundo. Escreve também no site www.rebelión.org, do qual é um dos fundadores. Outras informações sobre Pascual poderão também ser obtidas pelo site www.pascualserrano.net.
Resolvi desta vez enviar minha colaboração ao rodapé traduzindo um pequeno texto de Serrano publicado no Rebelión e que tem o seguinte título: SE HOUVESSE ACONTECIDO NA VENEZUELA OU EM CUBA. Diz o texto: “Estas são duas notícias relacionadas com a liberdade de expressão e a mídia que passaram desapercebidas. Imaginemos por um momento se elas houvessem acontecido na Venezuela, qual teria sido a sua repercussão informativa mundial?”
“A primeira delas se passa no Peru. Ali, no último dia 1º de junho o Estado tomou o controle do canal de televisão Panamericana, um dos mais antigos do país. Dois dias antes, o presidente peruano Alan Garcia Perez, pediu à Superintendência Nacional Tributária (Senat) que interviesse na televisão diante das suas dívidas pendentes com o fisco. 48 horas depois, duzentos policiais tomavam posse do canal e o Senat assumia o controle por seis meses para assegurar o pagamento da dívida que é de 40 milhões de dólares”.
“A outra notícia se passa nos Estados Unidos. Lyndal Harrington, agente imobiliária de 53 anos de idade, passou quatro dias na prisão devido a alguns comentários publicados em seu blog. Esses comentários eram sobre Anna Nicole Smith, modelo e ex-garota Playboy, que morreu em 2007. A bloguera foi condenada na semana passada por negar-se a entregar o seu laptop a um tribunal. Estava acusada de contribuir na divulgação de falsidades, ao dizer que Virgie Arthur, mãe de Anna Smith, se casou com seu meio-irmão e maltratou sua filha. A bloguera assegurou que uma semana antes haviam lhe roubado o laptop e que por esta razão não poderia entregá-lo aos juízes. Também se mostrou contrariada porque alguns comentários seus, publicados para matar o tempo, num blog chamado ‘Rose Speaks’, a levaram à prisão”.
“É evidente que a maioria da opinião pública mundial sequer teve conhecimento destes dois casos, talvez por não apresentarem muita importância informativa. Contudo, imaginemos por um momento se o fechamento do canal peruano de televisão, feito por duzentos policiais, tivesse acontecido na Venezuela e a prisão da bloguera tivesse sido em Cuba”.
Respondo eu, Izaías: nossos jornalões, revista semanais e canais de televisão, dominados por quatro feudos familiares e nada transparentes e democráticos, cairiam matando e com grandes matérias sobre a falta de democracia em Cuba e na Venezuela. Haja hipocrisia!

Izaías Almada é autor do livro “Teatro de Arena: uma estética de resistência”. Editora Boitempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics