.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Izaías Almada # 5


O Idiota


Honestaldo é um cidadão como outro qualquer, ou quase. Por vezes, não age como qualquer cidadão. Apesar do nome pouco comum, para não dizer até certo ponto ridículo, é um cidadão brasileiro nascido em plena ditadura civil-militar, nos anos de chumbo como alguns se referem ao período da história do país que permeia os anos 60 e 70 do século 20.
Nasceu em 1970, poucos dias depois de o Brasil ter conquistado tricampeonato mundial de futebol. Ano que vem Honestaldo completará quarenta anos de idade e anda dizendo aos amigos que dará uma festa de “arromba”, para usar uma expressão do tempo de seus pais. Aliás, ninguém faz ideia de onde os pais tiraram o invulgar nome para o rapaz, mas como nasceu numa família emergente de classe média, abonada, foi batizado com o nome composto: Honestaldo José. Foi a sua sorte, pois os pais, muito provavelmente após o porre que antecedeu ao dia do batizado, trataram de apelidá-lo de Zezito, como é conhecido até hoje no Clube Paulistano.
Fez seus estudos normalmente - do maternal ao Largo de São Francisco - e seu grande lance de cidadania foi participar das manifestações contra o então presidente Collor de Mello, mas sem pintar a cara. Atualmente trabalha no departamento jurídico de uma empresa multinacional e já fez várias viagens para os Estados Unidos e Europa, a maioria delas a trabalho.
Honestaldo adora um chope com colarinho acompanhado de uma linguicinha calabresa, hábito adquirido durante os primeiros anos de advocacia, quando – após o trabalho – costumava frequentar um barzinho próximo à Praça João Mendes. Considera-se um brasileiro bem formado e informado, pois além do curso de Direito, é há anos leitor assíduo da Folha de S. Paulo, do Estadão, da Veja e – sempre que pode – assiste ao Jornal Nacional. Sempre que viaja ao exterior, Honestaldo traz presentes para a mulher e as duas filhas adolescentes.
Adora falar mal do Brasil e enaltecer as virtudes de países como os Estados Unidos, a França, a Inglaterra e o Japão, países civilizados, democráticos e com um altíssimo padrão de vida. Não entende muito de política, mas considera o brasileiro um cidadão deseducado e os políticos brasileiros como sendo um amontoado de corruptos, onde – aliás – não anda muito longe da verdade. Considera Fernando Henrique Cardoso um estadista e Lula um ignorante que vai acabar com a agricultura brasileira, entre outros malefícios que presta ao país.
Ainda esta semana vendeu algumas ações da Petrobrás, pois foi informado que o tal pré-sal ainda vai demorar a dar resultados e seu negócio é faturar aqui e agora. Nada dessas aplicações para daqui a dez anos. Acredita sinceramente que Serra poderá ser eleito presidente em 2010 e que o tal de Hugo Chávez, da Venezuela, é um sujeito perigoso para o Brasil e América Latina.
Eu, pessoalmente, penso que o – com licença da expressão – Honestaldo tem todo o direito de pensar o que pensa. Agora, que é um tremendo idiota, disso vocês podem ter toda a certeza...  

Izaías Almada é escritor e autor, entre outros, do livro de contos Memórias Emotivas da Ed. Mania de Livro. É também colunista do Blog Rodapé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics