- Buzztracker – O site é um mapa atualizado diariamente sobre a frequência em que as cidades aparecem na cobertura mundial da imprensa – e suas interconexões. O efeito do bloqueio israelense à Gaza, que culminou no ataque a uma embarcação humanitária , por exemplo, chegou a ser o tema mais coberto pela imprensa mundial em 2010 (31% das referências). A imagem ao lado mostra “Gaza” como um dos destaques.
- Today’s Front Pages - Aqui você encontra a capa de 844 jornais de 80 países diferentes, incluindo desconhecidos como o The Times, da África do Sul, que na edição de hoje traz o técnico “Bafana” Parreira, ou o Hoy, do Equador, com manchete para a cobertura provinciana das rádios e TVs privadas do país.
Hiperjornalismo – No Brasil, a USP disponibiliza um banco de dados com as reportagens dos 5 grandes jornais da TV aberta. A atualização por lá é mais lenta, mas pode ser uma boa fonte de consulta e pesquisa.
Donos da mídia – Este é um projeto experimental um pouco mais conhecido, mas que também vale a citação. Muito interessante para analisar quem, no Brasil, está no poder e comanda os veículos de comunicação. O bispo, apresentador de televisão e, porque não, deputado federal, Antonio Bulhões (PMDB), lidera a lista, com 7 rádios em seu nome.
Diogo Ruic é jornalista e editor assistente do Nota de Rodapé
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.