.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Retrato do Brasil de dezembro + Promoção do NR

A revista mensal Retrato do Brasil traz, neste mês de dezembro, reportagens sobre justiça, política nacional e internacional, economia e cultura. O Ponto de Vista trata do petróleo brasileiro. Tema da capa da edição, a matéria fala da transferência do petróleo para mãos privadas – algo que começou na era FHC e continuou na era Lula. Na campanha eleitoral, por exemplo, Dilma acusou o governo de Fernando Henrique – e Serra, o governo Lula – de privatizar o petróleo. A questão não foi aprofundada, como tantos outros temas relevantes não foram. E no fundo, ambos têm razão em relação ao petróleo.
Na segunda reportagem sobre o Sistema Único de Saúde, um retrato do precário mas indispensável SUS – do qual 80% dos brasileiros são dependentes. Rafael Hernandes reporta sobre os fluxos migratórios no país. Que têm diminuído. Segundo os pesquisadores, graças ao crescimento da economia.
Capa da edição de Dezembro
O repórter Tadeu Breda escreve sobre o cerrado, usado pelo agronegócio que lucra como nunca, mas que está devastado. Para quem não sabe, este bioma representa 20% do território nacional e já perdeu metade de sua composição original.
João Peres faz reportagem sobre o projeto federal Pai Presente que quer acabar com a falta de reconhecimento da paternidade, que prejudica milhões de pessoas.
De política internacional o texto de Flávio Dieguez explica os meandros e desdobramentos das últimas eleições parlamentares nos EUA. "À espera do terceiro turno", Obama terá dificuldades para se reeleger em 2012 após as recentes e nem tão favoráveis – a ele – eleições. De Portugal, Simone Cunha e Vitor Sorano explicam a crise interna do país por conta das regras da União Europeia para ajustar suas contas externas.
Em cultura, dois textos. O primeiro faz uma importante análise histórica dos dramaturgos comunistas brasileiros, rememorados com o lançamento da obra completa em DVD de um deles, Leon Hirszman. Fechando a edição, a resenha de Julia Andrade e Maurício Cardoso sobre o livro do antilhano Aimé Césaire que analisa as relações entre o Ocidente europeu e as regiões colonizadas do planeta.

Promoção Retrato do Brasil e Nota de Rodapé
A partir desta edição de dezembro, todos os meses, via Twitter, iremos sortear 10 exemplares da revista. Basta retuitar:

#Promoção. Siga @notaderodape dê RT e concorra a exemplares da revista Retrato do Brasil: http://kingo.to/nh9

O primeiro sorteio será dia 12 dezembro, um domingo.
Boa sorte e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics