.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gastronomia radical: uma refeição a 50 metros de altura

Durante parte de maio e começo de junho alguns sortudos tiveram a oportunidade de compartilhar uma experiência única: fazer uma refeição a 50 metros de altura a céu aberto, içados por um guindaste. É isso mesmo, em plena Avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo, os convidados felizardos puderam conhecer a estrutura do Dinner in the Sky, que já passou por mais de 40 países proporcionando grandes lucros e emoções às pessoas.

Segundo o site dinnerinthesky.com, a ideia surgiu na Bélgica em meados de 2004 e chegou ao Brasil em 2009. A "mesa" comporta 22 pessoas sentadas e mais 5 pessoas no corredor central.

A música eletrônica agita o ambiente enquanto os bombeiros fazem os últimos acertos no equipamento para a subida. O chef e seu time de auxiliares “pré-preparam” os pratos que serão finalizados e servidos nas alturas. A equipe de apoio confere a arrumação dos pratos, copos e talheres na bancada.

O chef e os auxiliares ficam no centro da plataforma, no único espaço onde existe piso. Os convidados são presos por cintos de segurança resistentes, como os de carros de Fórmula 1, e têm um pequeno apoio para os pés. O resto é céu aberto.

No começo da subida, o chef faz uma breve apresentação sobre as bebidas e pratos que serão servidos. Naquele sábado foram feitas várias subidas rápidas, em que as pessoas ficavam cerca de meia hora nas alturas. No dia, as famosas tapas com tempero espanhol foram escolhidas como prato principal. A sobremesa era uma deliciosa mistura de chocolate belga, mousse de baunilha e macadâmia (estava tudo sensacional!).

Nos jantares, mais longos, com mais de uma hora de duração, os convidados apreciavam entrada, prato principal e sobremesa. Os cardápios eram variados, já que em cada subida um chef mostrava seus talentos culinários.

As reações são variadas: alegria, euforia, apreensão e até alívio, daqueles que têm medo de altura e quando menos esperam já estão no alto da aventura, apreciando a vista. Os enormes arranha-céus da Faria Lima não parecem tão altos quando você está a 50 metros de altura. Depois de uma bela refeição, o grande momento da atração fica por conta da coragem de cada um.

Os assentos reclináveis possibilitam aos convidados tornar a experiência mais radical. Nem todos encaram o desafio. A sensação de liberdade é impressionante, mas o vento forte e gelado assusta um pouco. O jantar nas alturas pode ser também romântico e os casais que voltam do passeio ficam felizes por compartilhar aquele momento com a pessoa amada, mesmo sem poder se beijar por conta da falta de mobilidade.

É a gastronomia radical: em vez de voar de balão, de pular de paraquedas você come nas alturas. A experiência é única e inesquecível, principalmente para o bolso. Desta vez o evento foi fechado ao público, mas em outras ocasiões o ingresso por pessoa chega a custar 600 reais por cabeça.

Thiago Barbieri, jornalista, especial para o NR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics