.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aids, educação permanente

 Hoje, Dia Mundial de Luta contra a Aids, podemos dizer que muito se avançou no seu combate e prevenção. Mas, como tudo, ainda tem chão, muito chão pela frente.

Em 1977 e 1978 surgiram os primeiros casos da doença, ainda sem nome, nos EUA, Haiti e África Central. Somente em 1982 foi definido o nome da nova síndrome - data também do primeiro caso diagnosticado oficialmente no Brasil.

Em novembro deste ano, a Unaids, organismo da ONU responsável pelo combate à Aids, divulgou um relatório sobre a evolução da doença no período de 1990 a 2010. O estudo mostra que o número de pessoas infectadas caiu 21% no período.

O que se constata com as recentes pesquisas é que o maior acesso aos medicamentos contribuiu para uma tendência mundial de queda da doença. Por exemplo: entre 2005 e o ano passado baixou em 18% o número de mortes causadas pela doença.

A entidade estima que haja hoje no mundo 34 milhões de pessoas portadoras do vírus HIV

Segundo o Ministério da Saúde, de 1980 até junho de 2011, o Brasil registrou  mais de 608 mil casos em que a doença já se manifestou.

O tratamento atinge entre 60% e 79% do total dos infectados. E entre 250 mil e 300 mil pessoas têm o vírus e não sabem, de acordo com a Unaids.

Considerados, no entanto, somente aqueles que têm diagnóstico, a cobertura do tratamento sobe para 97%. Entre grávidas, o tratamento chega a 50% dos casos estimados.

Para saber mais                                                                  

O departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde tem boas informações sobre a doença, desde aos interessados em saber mais e, principalmente, aos que têm a doença.

Ali você pode acessar o Vidas em Crônica, criado para "dar voz àqueles que desejam contar suas histórias, suas experiências e, de alguma forma, dar força a quem precisa enfrentar a doença, o preconceito e a discriminação."

O espaço também tem a finalidade de estimular a produção literária, e à época o concurso selecionou 15 histórias reais, ambientadas nas décadas de 1980, 1990 ou período de 2000 até os dias atuais.

No vídeo abaixo, um anúncio francês, em formato de animação, muito criativo e divertido sobre o uso da camisinha como mecanismo de prevenção contra a Aids.

O mote da campanha, numa tradução livre, seria algo como "viver tempo suficiente pra encontrar o melhor/o que é bom".



Thiago Domenici

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics