.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Liberdade de Expressão


Quando inicei este blogue em 2005 havia escrito o que está abaixo e nem imaginava voltar a este espaço da primeira postagem para elocubrar novas propostas.

"Aqui estou a escrever no blog que titulei de Nota de Rodapé. O título do blog faz apologia ao termo significativo de "o pé de uma página impressa." A idéia é falar esporadicamente sobre o que vier a cabeça – como a maioria faz – e expor de forma clara, se conseguir, a minha opinião, mesmo que não seja relevante. É só um olhar. Uma fresta. Uso da liberdade de expressão para dar uma pitada na chamada democracia participativa. Participarei com idéias e opiniões. Seja bem-vindo!"

Como podem ver o tempo correu depressa e até a palavra "idéia" do texto acima perdeu o acento por conta da reforma ortográfica da lingua portuguesa. Hoje, o Nota de Rodapé virou um lugar de colaboração que já conta com mais de dez amigos - jornalistas, escritores, produtores, médicos etc. Não é mais só a minha opinião. Este espaço será ampliado, sem dúvida, ao longo de 2010 como já havia dito nesta postagem. Agora reescrita, essa primeira postagem 2005-2010 é só o pontapé inicial do que ouso chamar de um espaço virtual de jornalismo e arte. Ainda falta muita arte e muito jornalismo. Como sempre digo aos colaboradores o que vale aqui é experimentar. Sem ficar preocupado com a perfeição ou acertar de prima. Não, aqui não vamos ser lunáticos de plantão - já existem muitos por aí. Sem ser piegas ou coisa parecida o termo jornalismo e arte expressa um objetivo a se buscar: temas sérios, bem-humorados, inovações, depravações, informação, causos, dicas culturais, ideais e justiças afins. A lista é grande porque, para mim, cabe tudo. E o tudo é sempre uma construção.

Thiago Domenici, jornalista, criador do Nota de Rodapé

(a criação do logotipo do Nota de Rodapé é da amiga e designer Mariana Nóbrega)

2 comentários:

Fabiana Cardoso | Canción Comunicação disse...

Adorei!
É isso ai Editor Chefe!
Beijinhos

Unknown disse...

Parabéns, querido! Esse espaço tá cada dia melhor!! Sempre que venho me arrependo de não ter vindo antes!! =)
Suerte!!!

Beijos

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics