.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cuide de Você

Uma boa exposição está rolando no Sesc Pompéia até o dia 7 de setembro; "Cuide de Você" da artista conceitual francesa Sophie Calle, que transformou o fim de um romance em arte. Arte? Bem, ela pegou a carta de rompimento que recebeu de um ex-namorado-amante (cujo final é o que dá nome a exposição), o escritor Grégoire Bouillier e convidou 107 mulheres, das anônimas as famosas, amigas e a própria mãe para analisar, intepretar e emitir considerações sobre a carta-rompimento. Disse a artista ferida: “É mais fácil realizar um projeto quando sofremos do que quando estamos felizes. Não sei o que prefiro: se é estar feliz com um homem ou fazer uma boa exposição.” A quem for a exposição não deixe de ler as traduções das cartas nos cadernos distribuídos na entrada. Atenção especial a análise da Delegada, da Advogada, da Consultora de Etiqueta (hilária), uma escritora (com ótimas observações e contrária ao "espírito de corpo" ou "solidariedade feminina") e de uma menina que simplesmente escreveu: "Ele se acha". O conjunto ajuda a dissecar a carta, criando um panorama de respostas, sejam elas técnicas, acadêmicas, performáticas ou emocionais. Outro ponto alto da exposição são as belas fotos e um vídeo de uma mulher - psicóloga talvez - falando com a carta que está numa cadeira; como se fosse Sophie. Será isso? Não lembro bem, mas foi divertido. A exposição faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

“Cuide de você”, de Sophie Calle. Sesc Pompéia
Rua Clélia, 93 – São Paulo. Até 7 de setembro; terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h. É de graça.

4 comentários:

Bia disse...

Thiago, fiquei com a impressão que a própria Sophie aparecia nesse vídeo. Mas continua sendo uma impressão. Pra mim, era como se fosse uma terapia de casal com a carta represetando o Gregoire. Não tenho certeza disso...

Bia disse...

Ops, representando...

Bia disse...

Ela explicou o lance da carta na Flip. http://www.youtube.com/watch?v=sy_Kr_EGj8E

Thiago Domenici disse...

Acho que você tem razão. Viu melhor que eu, rs. O video é interessante, boa a posição dele, não? Beijos, Thiago

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics