.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Liquidificador destaca: todos querem Lula de amiguinho no horário eleitoral

Imagine a turbulência mental ao ler detalhadamente todas as notícias mais “importantes” do dia veiculadas no jornal do dia seguinte. S.A.T.U.R.A.Ç.Ã.O é o que penso sempre que pego o jornal, qualquer deles. “Não quero saber, mas preciso”. Liquidificador da informação é um apanhado. Nada mais. Aqui, somente, apenas, a informação menor. O que batemos o olho. De ontem, não te importa hoje. Respire e vá de um fôlego.

Dia 18 de agosto. Ficção, comédia, terror ou nenhuma das anteriores? Me refiro ao início do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, durante o qual os candidatos à Presidência falaram sobre seus planos de governo – o programa de Dilma Roussef (PT) apresentou um diálogo da candidata com o presidente Lula sobre os investimentos que pretende realizar em várias cidades, enquanto José Serra (PSDB) deu ênfase aos seus projetos na área da saúde e citou o presidente Lula dizendo que “vai continuar a melhorar a nação.”
Superior Tribunal Militar (STM) respondeu a Folha de S. Paulo sobre a proibição de consulta ao processo contra Dilma, que a levou para a prisão durante o regime militar – segundo a nota, o acesso ao processo só é permitido aos agentes públicos em função pública ou partes interessadas (a nota foi uma resposta ao artigo “Tribunal esconde processo contra Dilma”, publicado pelo jornal).
Lula lá: em discurso de inauguração de obras na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univale), em Petrolina (PE), disse que quer “ganhar as eleições (presidenciais) para cuidar do meu povo, como a mãe cuida do seu filho” - em Salgueiro (PE), Lula visitou as obras da Ferrovia Transnordestina, onde criticou o Ministério Público e a morosidade nos processos de licenciamento ambiental: “É um verdadeiro inferno concluir um projeto dessa magnitude”.
Seu dinheiro: a divulgação pela Receita Federal do resultado da arrecadação federal de impostos e contribuições no mês de julho, ficou em 67,973 bilhões de reais. Artigo da FSP informa que o relatório final da Polícia Federal sobre o inquérito da Operação Satiagraha pede o indiciamento de 42 cotistas do fundo de investimentos Opportunity Fund pela suposta realização de operações financeiras ilegais.
Greve nacional dos médicos residentes: segundo a ANMR (entidade que congrega os trabalhadores do setor), tem a adesão de 80% da categoria (17,5 mil profissionais) - dentre as reivindicações estão o aumento de 38,7% no valor da bolsa mensal, 13º salário e adicional por insalubridade (na segunda-feira, o Ministério da Saúde ofereceu aumento de 20% na bolsa mensal, a partir de 2011).
Do mundão em colapso: o atentado em Bagdá (Iraque) de um suicida que detonou uma bomba ao se aproximar de uma fila de recrutas que se alistariam ao Exército do país deixou ao menos 61 mortos e mais de 100 feridos – outros 8 ataques realizados em várias partes do país, todos contra juízes, deixaram 2 mortos e dezenas de feridos. Lá em Taiwan o Parlamento aprovou um “Acordo Básico de Cooperação Econômica” com a China, que prevê a redução gradual de tarifas sobre uma cesta inicial de produtos num prazo de três anos – pelo acordo, a China reduzirá tarifas sobre 539 produtos, enquanto Taiwan reduzirá tarifas sobre 267 produtos chineses. (A quem interessa essa notícia?). Obama tem que esperar: foi anunciado pelo presidente da Corte Constitucional da Colômbia, Mauricio Gonzalález Cuervo, a decisão da Corte de suspender o acordo militar assinado entre o governo do país e os EUA, em outubro de 2009, até que seja aprovado pelo Congresso - entre outras medidas, o acordo permite por 10 anos o acesso de militares americanos a sete bases colombianas. Crise na Europa: a carta enviada ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, por 9 países da União Européia (Hungria, Polônia, Suécia, República Checa, Romênia, Eslováquia, Bulgária, Lituânia e Letônia) com o pedido de inclusão dos sistemas privados de pensão no cálculo do déficit orçamentário desses países – se aceita, a medida reduzirá o nível de endividamento crescente desde as reformas nos sistemas de aposentadoria realizados nos últimos anos.
Do Irã: a entrevista coletiva concedida pelo seu porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, disse que o governo iraniano não aceitará interferências de outros países que reivindicam a libertação da iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à morte no país - “Nações independentes não permitem que outros países interfiram em seus assuntos judiciais”. A publicação pela revista Nature Geoscience de artigo escrito por pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA) em que descrevem a descoberta de vestígios fósseis de animais semelhantes às esponjas do mar com aproximadamente 650 milhões de anos, em Adelaide (Austrália) – é a evidência mais antiga já encontrada do corpo de um animal complexo. A modelo Isabely Fontana disse ao Jornal Extra do RJ que Stefany Brito (ex-mulher do atacante do Milan e da seleção, Alexandre Pato, que pede pensão polpuda) deveria trabalhar: “está enfiando o pé na jaca, ops, no Pato”.

Thiago Domenici, jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics