.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escher realmente é mágico

"Ordem e Caos", obra de Escher em exposição no CCBB
No último final de semana tive a chance de saber mais sobre o "Mundo Mágico de Escher", que dá nome a exposição no CCBB, em São Paulo, sobre o artista gráfico holandês. A exposição estava cheia (crianças, adultos e idosos) e gostei, particularmente, do material exposto no subsolo - a viagem por sua obra ocupa os três andares do prédio localizado na região central da cidade. 
Para mim, a magia de Escher está em subverter a realidade das coisas que o cercava. Em inúmeras biografias que pipocam na internet, é comum a definição que o caracteriza por misturar elementos de surrealismo com base na matemática em suas xilogravuras e litografias. Infinito, ilusões geométricas são comuns em suas obras. Eu gostei da obra, talvez nem seja a mais conhecida, "Ordem e Caos", na imagem acima. Quem viu o filme Inception (A origem), que concorreu no último Oscar, do roteirista e diretor Christopher Nolan, deve ter reparado o uso da gravura Relatividade para uma das cenas do filme, que usa e abusa do onírico em sua história.
A mostra (que vale muito a pena) vai até 17 de julho, funciona de terça a domingo, das 10h às 20h e o que é melhor, a entrada é gratuita. Boa chance de ver a obra rara desse holandês. Mais informações sobre a mostra:  www.bb.com.br/cultura. Ou no site mais sobre o artista http://www.mcescher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics