.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto Biblioteca de Ritmos (em risco de extinção)

Assim como animais, plantas e grupos étnicos, as manifestações culturais também correm o risco de extinguir-se. Foi pensando nisso que o músico Daniel Gonzaga (com a ajuda do produtor Rodrigo Rezende e do técnico de som Thiago Frazão) idealizou a Biblioteca de Ritmos, projeto que objetiva rodar o Brasil para catalogar ritmos musicais ameaçados de sumirem.

“A ideia é estudar essas células rítmicas e fusões até chegar ao ritmo que conhecemos hoje. O objetivo é catalogar esses ritmos que correm o risco de desaparecer com a morte de seus mestres”, explica o músico.

- Leia entrevista com Daniel Gonzaga "Não sou o cover do meu pai".

A Cana Verde, a Xiba, o Lundú Marajoara, o Samba, o Fandango e O Ponteio de Viola são alguns desses ritmos que serão registrados (e preservados) pelo projeto. Em breve o site da Biblioteca de Ritmos estará no ar. Por ora, é possível ter uma ideia do trabalho nesses vídeos postados no Youtube.

SAMBA


FANDANGO


JONGO


A Biblioteca de Ritmos tem patrocínio da Eletrobrás/Furnas por meio da Lei Rounet.

Ricardo Viel é jornalista, colunista do Nota de Rodapé

Um comentário:

Faissom disse...

eu te assisti no programa do Danilo Gentilli e achei este seu projeto de suma importancia cultural temos realmente que tentar resgatar parte da nossa cultura para que nao se perca

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics