.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para analisar o jornalismo e seu comportamento

Os que estudam, trabalham ou simplesmente gostam de acompanhar as notícias de maneira global têm diferentes ferramentas interessantes disponíveis na internet. Mas 4, particularmente, podem ser especiais para analises de mídia e seu comportamento:

- Buzztracker – O site é um mapa atualizado diariamente sobre a frequência em que as cidades aparecem na cobertura mundial da imprensa – e suas interconexões. O efeito do bloqueio israelense à Gaza, que culminou no ataque a uma embarcação humanitária , por exemplo, chegou a ser o tema mais coberto pela imprensa mundial em 2010 (31% das referências). A imagem ao lado mostra “Gaza” como um dos destaques.

- Today’s Front Pages - Aqui você encontra a capa de 844 jornais de 80 países diferentes, incluindo desconhecidos como o The Times, da África do Sul, que na edição de hoje traz o técnico “Bafana” Parreira, ou o Hoy, do Equador, com manchete para a cobertura provinciana das rádios e TVs privadas do país.

Hiperjornalismo – No Brasil, a USP disponibiliza um banco de dados com as reportagens dos 5 grandes jornais da TV aberta. A atualização por lá é mais lenta, mas pode ser uma boa fonte de consulta e pesquisa.

Donos da mídia – Este é um projeto experimental um pouco mais conhecido, mas que também vale a citação. Muito interessante para analisar quem, no Brasil, está no poder e comanda os veículos de comunicação. O bispo, apresentador de televisão e, porque não, deputado federal, Antonio Bulhões (PMDB), lidera a lista, com 7 rádios em seu nome.

Diogo Ruic é jornalista e editor assistente do Nota de Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics