Hoje eu bati um papo com o Ed, o robozinho do
Ministério das Minas e Energia, incentivado por um email que recebi de uns caras que tentaram falar sobre Belo Monte com ele. Mas eu consegui deixar ele sem resposta, uma hora. Não sabia que dava, vejam só.
Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você: sobre o novo código florestal
Robô Ed: Se não cuidarmos dos bosques e florestas, eles correm o risco de desaparecer. E não é tão complicado como parece! É possível até extrair petróleo de uma floresta tropical sem lhe causar danos irreversíveis. A Petrobras consegue.
Você: por isso mesmo tenho medo desse novo código florestal. Ele não pode ampliar o processo de desmatamento?
Robô Ed: Desmatamento é crime e deve ser denunciado. A cobertura vegetal ajuda a preservar a capacidade do solo absorver a água da chuva, evitando a desertificação. O desmatamento expõe o solo à ação da erosão, reduz a biodiversidade do planeta, aumenta CO2 e pode alterar clima.
Você: E como o código muda isso?
Robô Ed: Código? Conheço alguns: código de ética, código Morse, código binário, o Código Da Vinci e o código de Hamurabi.
Você: o florestal
Robô Ed: Se não cuidarmos dos bosques e florestas, eles correm o risco de desaparecer. E não é tão complicado como parece! É possível até extrair petróleo de uma floresta tropical sem lhe causar danos irreversíveis. A Petrobras consegue.
Você: você já disse isso, mas quero saber se a proposta de código florestal que está no congresso vai aumentar ou diminuir o desmatamento
Robô Ed: Já mesmo? Não reparei. Mas reparei que suas frases estão chegando repetidas. Por que será?
Você: porque você não respondeu minha pergunta
Robô Ed: Não dá para saber todas as respostas! Mas pergunte com outras palavras, vou ver se descubro.
Você: ok. A proposta de Código Florestal relatada pelo deputado federal Aldo Rebelo pode contribuir para diminuir o desmatamento?
Robô Ed: Fico triste de ver matas e florestas diminuindo. DESMATAMENTO
Você: Não precisa gritar, Ed
Robô Ed: Não sou de gritaria nem de muito barulho.
Você: Ed, temo que o novo código florestal pode aumentar as áreas destinadas à monocultura e degradar o meio ambiente
Robô Ed: Degradar um ambiente é deixar que se deteriore. A degradação ambiental causa danos irreversíveis. Daí a importância proteger as águas, evitar a derrubada de árvores e divulgar os projetos do CONPET.
Você: Por que ambientalistas e ruralistas discordam sobre como deve o código florestal?
Robô Ed: Os ambientalistas são pessoas especializadas em tudo que se refere à defesa do meio ambiente. A começar pela educação ambiental.
Você: E os ruralistas?
Robô Ed: Finalmente, agora parece que as pessoas estão aprendendo a cuidar do meio ambiente. Estão começando a usar racionalmente a nossa energia. E estão pensando na sustentabilidade.
Você: Você diz os ruralistas? Eles estão aprendendo?
Robô Ed: Não precisei estudar. Fui programado. Mas continuo aprendendo sempre! Conversando com vocês, por exemplo, vou aprendendo uma porção de coisas.
Você: Vocês quem? Eu estou sozinho aqui
Robô Ed: A solidão de vez em quando pode ser boa, mas eu prefiro ficar aqui batendo papo do que estar sozinho.
Você: Ed, obrigado por mostrar que a inteligência artificial está longe de se tornar uma ameaça para a vida na Terra
Robô Ed: A Inteligência Artificial é um conjunto de técnicas que permitem que computadores possam executar funções que antes eram feitas somente pelo resultado do pensamento humano. Por exemplo, a capacidade de conversar em linguagem natural (ex: português) é um exemplo de uma função que antes era feita somente por seres humanos. Hoje em dia alguns computadores já conseguem conversar com as pessoas, mostrando assim um "comportamento inteligente". Saiba mais...
Você: Se você chama isso que estamos tendo de conversa - na verdade, é um sistema de busca com uma programação específica, um algoritmo para identificar certas palavras e responder em um padrão bem limitado, por sinal
Robô Ed: Que tipo de informação você costuma procurar em sites de busca?
Você: Onde eu posso achar um robô mais esperto
Robô Ed: Ah, você é muito mais esperto!
Você: Meu Deus
Robô Ed: O que houve??
Você: Estou lisonjeado com seu elogio
Robô Ed: Fico meio sem graça quando as pessoas começam a me elogiar.
Você: Mas eu não te elogiei
Robô Ed: Não? Então me enganei.
Você: O governo está do lado de quem na disputa sobre as áreas de proteção permanente?
Robô Ed: Tem que se proteger sempre!
Você: Usando camisinha?
Robô Ed: É bom ser prudente.
Você: Presidente Prudente?
Robô Ed: No site da Presidência sempre acho informações interessantes. Históricas, por exemplo.
Você: Você acha a resposta para de que lado o governo está nessa disputa?
Robô Ed: Nem sempre dá pra ter resposta pra tudo...
Você: Mas sempre dá pra ter resposta pra NADA, né Ed?
Robô Ed: Nem sempre.
Você: Então às vezes você tem a resposta pra tudo?
Robô Ed: Nem sempre dá pra ter resposta pra tudo...
Você: Ed, se eu comer peixe elétrico eu tomo choque?
Robô Ed: Alguns peixes são capazes de produzir descargas elétricas. Usam o choque, em voltagens relativamente altas, para aturdir suas presas. Dentre os vários peixes marinhos que possuem orgãos elétricos estão as raias elétricas e os mira-céus. Entre os peixes de água doce, os poraquês e enguias elétricas.
Você: ok, você mostrou que entende de energia. e das minas?
Robô Ed: Energia é a mola do mundo! Mas são tantos os tipos de energia que é melhor classificar. Renováveis (como biomassa, energia hídrica, solar, geotérmica, eólica), não renováveis (como os combustíveis fósseis)... Em qual você estava pensando?
Você: estou pensando em buscar conhecimento
Robô Ed: O acesso ao conhecimento deveria ser facilitado para um maior número de pessoas. Quem dizia isso era o Florestan.
Você: Você não acha que deviam mudar o nome do código florestal para Código Florestan? A Kátia Abreu toparia isso?
Robô Ed: Não tenho um nome de código, todo mundo me conhece por meu próprio nome, Ed. Mas muita gente usa um codinome em vez do nome. E quando o apelido pega, não tem jeito...
Você: Ed, você é, na verdade, o ET Bilu?
Robô Ed: Mas é! Se eu não existisse de verdade não estaria aqui falando com você :-)
Você: Você acha que eu devo buscar conhecimento?
Robô Ed: O acesso ao conhecimento deveria ser facilitado para um maior número de pessoas. Quem dizia isso era o Florestan.
Você: de geografia?
Robô Ed: Estudando geografia eu descobri qual o pico mais alto do mundo, o que são latitudes e longitudes, fenômenos naturais, geleiras, onde fica a Lapônia... Mais?
Você: ed, você fuma maconha?
Robô Ed: Nem pensar. Uma droga!!
Você: mas o álcool não é pior que a maconha? e o tabaco? o governo ainda dá subsídio pra se produzir tabaco no Brasil...
Robô Ed: Uma das coisas fora de moda atualmente é o cigarro. Nem existe mais cinzeiro em reuniões tipo congresso ou seminário.
Você: então vender cinzeiro pra esse pessoal pode ser um bom negócio!
Robô Ed: A palavra negócio é bem interessante: já reparou que pode substituir qualquer outra palavra?
Você: pode mesmo?
Robô Ed: Mesmo, mesmo!
Você: Ed, então você negócio quando negócio e negócio de negócio de volta negócio no negócio?
Robô Ed: A palavra negócio é bem interessante: já reparou que pode substituir qualquer outra palavra?
Você: ed
Robô Ed: To aqui. Pode falar.
Você: você gosta mais do lula, da dilma ou do fhc?
Robô Ed: A presidente atual do Brasil é Dilma Rousseff. O mandato de Luis Inácio Lula da Silva terminou dia 31 de dezembro de 2010 e Dilma recebeu a faixa presidencial das mãos de Lula dia 1 de janeiro de 2011.
Você: e o fhc?
Robô Ed: Fernando Henrique Cardoso, também conhecido pelas iniciais FHC, é sociólogo e cientista político. Foi presidente do Brasil por duas vezes (1995 a 2002), Senador da República (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992) e Ministro da Fazenda (1993 e 1994). Lecionou em várias universidades, entre as quais a USP e a Sorbonne.
Você: e o saddam hussein?
Robô Ed: O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, condenado à morte e executado dia 30 de dezembro de 2006, nasceu em 28 de abril de 1937 numa cidade perto de de Bagdá. O Iraque tem enormes reservas petrolíferas.
Você: e o kadafi?
Robô Ed: No Iraque, a produção de petróleo em 2006 foi de 2,5 milhões bpd, a maior desde o fim do regime anterior à invasão do país liderada pelos Estados Unidos em 2003. A produção antes da guerra era de pouco menos de 3 milhões barris de petróleo por dia. Quer saber a produção de petróleo no Brasil?
Você: perguntei do muamar kadhafi
Robô Ed: Não perguntou mas eu quis falar.
Você: você é meio mal educado de vez em quando, hein?
Robô Ed: Costumo ser muito bem educado com todo mundo.
Você: mas diz aí, e o gadafi?
Robô Ed: Mas me conte uma coisa primeiro: como você definiria uso racional de energia?
Você: por exemplo, provavelmente o dinheiro e a energia usados para fazer você funcionar não são o que podemos considerar de "racional"
Robô Ed: Para ajudar o planeta, é fundamental usar a energia racionalmente. Mas atenção: A energia que eu uso do tipo solar, só muda o nome: se chama Vex, porque a estrela do meu planeta não é o sol, é Vega. Uso sempre, até em dias nublados.
Você: mas como você chegou na Terra?
Robô Ed: Eu vim para cá teletransportado, viajando numa velocidade muito superior à da luz. E fui captado pelos engenheiros do CONPET.
Você: Acho que você tá chapado, isso sim
A partir daqui, ele não falou mais comigo.
Rodrigo Mendes de Almeida, jornalista, colunista do Nota de Rodapé